quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Volto para o Brasil amanha a noite, entao hj eh praticamente o ultimo dia que tenho para aproveitar Paris, certo? Pois bem, meu banco nao concorda...Marquei de ir la de manha para tirar meu din din e fechar a conta. Coisa simples, certo? Não gente, isso eh a França, NADA eh simples.
Acontece que usei meu cartao de debito ontem e demora 3 DIAS para esse debito cair na conta. Como eles nao sabem quanto eu gastei, eles nao querem me deixar tirar meu dinheiro e fechar a conta. Legal ne? Depois de uma longa discussão, depois de me pedirem para voltar depois do almoco (sim, pq os bancos aqui simplesmente fecham pro almoco) e depois de mais uma longa discussao dps do almoco, me deixaram tirar 300 euros e o resto vao transferir para a minha conta no Brasil, assim que souberem quanto eu tenho. Maneiro ne? Como aqui nada é simples e eu nao confio no meu banco, nao sei quando vou ter esse dinheiro no Brasil. Cruzem os dedos.

Dps foi a hora de desinstalar minha internet e enviar todo o equipamento de volta. Essa foi a unica coisa simples. Só tive que preencher um formulario, enfiar tudo numa caixa e enviar. Nem acreditei quando demorei 5 minutos no correio para fazer isso (tá, demorei um pouco mais que isso pq eu nao tinha durex para fechar a caixa e jurava que no correio eles teriam, mas nao tinham e eu tive que sair pra comprar). Chega a ser ironico, considerando que fiquei quase 1 mes esperando para instalarem o negocio aqui.

A saga de arrumar as malas começou ontem a noite. Depois de pegar a mala, colocar na cama, abrir e pegar os primeiros casacos, entrei em panico. Eu nao sou capaz de fazer isso sozinha, nao da. Depois mexi nos meus sapatos e descobri uns 5 pares de sandalia rasteira que DEUS DO CEU, pra que eu trouxe??? Meus pes nao veem a luz do dia ha meses!! E pra finalizar, achei uma pantufa gigantesca que a minha mae me obrigou a trazer! Foi a gota d'água! Liguei pra minha mae quase chorando.
Literalmente ela foi me dando instrucoes passo a passo de como colocar um casaco na mala. Eu nao to exagerando. Depois de uma meia hora com ela no telefone, desliguei e assumi a tarefa sozinha.
Pode-se dizer que deu. Ainda tenho algumas coisas pra enfiar na mochila e um cobertor que eu nao tenho ideia de onde colocar. Claro que no meio do caminho algumas coisas desnecessarias foram descartadas e vao ficar por aqui mesmo. Toalhas, por exemplo, eu tenho 4. Nao existe a menor possibilidade de levar de volta. Meu travesseiro vai ficar de presente para o proximo locatario. O telefone que comprei para ca vai ficar de cortesia. Td na vida é uma questao de escolhas...




Amanha é meu ultimo dia aqui e eh estranho ate pensar que em pouco tempo eu nao vou mais morar em Paris. Ao mesmo tempo, acho que ainda hoje, depois de 5 meses e 28 dias, ainda me surpreendo as vezes quando me dou conta de que moro aqui. A questao eh que depois desse tempo eu realmente me acostumei a essa nova realidade e voltar agora só pode ser definido como "surreal", da mesma forma como o simples fato de estar aqui.
E como eu definiria esses ultimos meses da minha vida? Se eu tivesse que usar uma unica palavra para isso, provavelmente seria "intenso". Alias, eu acho que essa eh uma palavra que se encaixa perfeitamente com Paris.

Intenso pode ser ruim, e foi em muitos momentos! Momentos em que acordar e dormir sozinha todos os dias me encheu o saco. Momentos em que os franceses me encheram o saco. Momentos em que tudo o que eu queria era nao ter que sair para comprar papel higienico! Momentos em que meu chuveiro entupiu e eu quase tive uma gastrite por isso. Momentos em que minha irma sumiu em Nantes e eu quase tive uma ulcera por isso. Momentos em que eu passei quase 1 mes sem internet e telefone, morando sozinha em um pais de lingua ate entao quase completamente desconhecida pra mim. Momentos em que a pressao no trabalho chegou a niveis dramaticos e eu nao tinha com quem desabafar isso. Momentos em que eu tive que me despedir de pessoas. Momentos em que eu dormi sozinha em casa depois de assistir um filme de terror. Momentos em que eu tive que argumentar em frances com o banco que resolveu bloquear meu cartao por motivos desconhecidos. Momentos em que eu quase vomitei comendo Fois Gras. Momentos em que eu tive que dizer tchau para minha irma e achei que fosse morrer com isso. Momentos em que eu passei a noite num hospital na Italia. Momentos (bem frequentes) em que eu tive que fazer faxina em casa e lavar roupa. Momentos em que eu me senti sozinha, mesmo com pessoas por perto. Em outros, me senti sozinha quando realmente estava sozinha.

Mas intenso pode ser bom, e foi em muitos momentos! Momentos em que eu aprendi a valorizar a arte mais que tudo, a beleza da arquitetura de uma cidade. Momentos em que eu aprendi a lidar com pequenas e imensas diferenças. Momentos como minha primeira ida a Torre Eiffel, ou a primeira vez que vi o Louvre. Momentos em que eu aprendi que cultura nao se discute. Momentos em que eu aprendi a me orgulhar mais que tudo do meu pais. Momentos em que eu estive sentada em uma mesa com pessoas de 10 nacionalidades diferentes. Momentos em que eu pude aprender um pouco de chines, um pouco de espanhol, um pouco de italiano, um pouco de grego. Momentos em que eu pude andar num trem bala. Momentos em que eu vi o Coliseu. Momentos em que eu vi a Acropolis. Momentos em que eu senti vontade de chorar na Fontana di Trevi. Momentos em que eu gargalhei ate chorar. Momentos em que eu tive que explicar para uma chinesa o que é o natal. Momentos em que eu dancei samba em cima de uma mesa. Momento em que eu dancei sapateado em uma apresentacao ridicula. Momentos em que eu comi comida Marroquina e detestei. Momentos em que eu comi a comida grega e me apaixonei. Momentos em que eu me reapaixonei pela italiana. Momentos em que eu vi neve pela primeira vez e quase chorei. Momentos em que eu passei a falar mais ingles do que portugues e comecei a sonhar em ingles. Momentos em que aprendi xingamentos em diversas linguas. Momentos em que fiz coisas que achei que nunca faria. Momentos em que aprendi a nunca dizer nunca. Momentos em que eu percebi que realmente sentiria falta de Paris. Nesse momento eu tive a certeza de que esses 6 meses valeram muito a pena. Momentos em que eu percebi que a minha familia é a coisa mais foda que existe na face da terra.

Conversando com as pessoas, muitas vezes escutei que eu deveria fazer tudo o que eu ainda nao tinha feito em Paris. A questao eh que, pensando bem, eu fiz tudo o que eu queria ter feito aqui. Eu subi a Torre, eu fui ao Louvre, eu andei na beira do Sena, eu bebi vinho e comi muitos queijos, baguetes e croissants. Eu fui na Sacre Coeur, eu fui a zilhoes de museus, eu fui na Champs Elysees, eu subi o arco do Triunfo, eu fui na Torre de Montparnasse, eu andei de metro, trem, onibus, taxi, carro. Eu fui na Catedral de Notre Dame, eu patinei no gelo. Eu vi gente de todas as culturas, eu andei de onibus turistico, eu andei de barco turistico. Em 5 meses eu conheci 5 paises.  Eu conheci brasileiros na grecia e na italia. Eu fui nas igrejas mais bonitas eu assisti uma orquestra tocando no metro. Eu dancei na boquinha da garrafa em uma boate cubana na Grecia. Eu comi pizza em roma. Eu descobri que o sotaque indiano é impossivel de entender. Eu aprendi a lidar com o jeito frances, eu aprendi a lidar com o jeito italiano. Eu fui ao cinema sozinha pela primeira vez, eu aprendi que eu sou uma otima companhia para mim mesma. Mas ao mesmo tempo eu descobri companhias maravilhosas. Eu fiz amigos da romenia, venezuela, mexico, frança, estados unidos, india, polonia, china, italia.

Depois desses 6 meses, fica a sensacao de missao cumprida. Fica a sensacao de que ta na hora de voltar, de que agora eu quero muito minha familia por perto e nao mais por skype. Ta na hora de terminar a faculdade, de pegar um solzinho, de passar mal de calor, de tomar banho de mar. Que falta que eu sinto de banho de mar!
E que falta eu sinto de nao sentir mais falta.

Entao galera, ta na hora de voltar pra casa e descobrir quem eu sou agora. Pq sinto que mudei muito nesses ultimes meses, mas acho que só vou poder ter certeza quando eu voltar. Ta na hora de reconstruir coisas.

Au revoir Paris.

Tô chegando galera!!


6 comentários:

  1. Filhota, estou realmente ENGASGADA com tudo e acho que nada tenho pra dizer a não ser que você tenha uma EXCELENTE VIAGEM DE VOLTA E ESTAREMOS TE ESPERANDO NO AEROPORTO. O vídeo ficou o máximo, quarde-o. TE AMOOOOOO DE MAIS, MUITO, PRA LÁ DE MUITO. BON VOYAGE. Estaremos lá, ora se não!!!!! BJKSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  2. EMOCIONANTE!!!!!!!!!!!
    Boa viagem e welcome back girl!

    ResponderExcluir
  3. Vc é SHOWWWWWWWWWW! Fechou com chave de ouro.
    Boa viagem. TE AAAAAAAAAMO
    Bjssssssss

    ResponderExcluir
  4. Chorei horrores!!! TE AMO MUITO, já te falei que pensar na sua despedida de Paris me faz querer chorar, porque eu sinto o que você sente.. Mas tá na hora de voltar pra casa :D Tamos te esperando, te amo muito!

    ResponderExcluir
  5. Ps: só não sei de onde surgiu a parte do "lavar roupa" e tal.. HGAUHAUHAUHUAHUAHUAH

    ResponderExcluir
  6. cara.. rê.. você emocionou a gente só com as suas aventuras.. imagina o que isso foi para você né ?
    todo mundo está com saudades.. te amamos muitos viu..
    o povo brasileiro de espera hahahaha o brasil te espera, agora com essa carga ai que você está trazendo...
    cara.. quem diria né rê ?
    beeeeeijooos.. lindo seu post e o video também...
    você é toda linda..

    ResponderExcluir