segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Bom dia!!!
Voltei de lisboa ontem e a viagem foi oooooootima!!! Amei!!!!
Vamos aos fatos!

Pra começar ontem acordei com o tempo otimo, ceu azul, perfeito! Fui para o aeroporto e cheguei la com uma certa antecedencia. Quando fui fazer o check-in, primeira surpresa: me colocaram na classe executiva! Sei la pq, o funcionario da TAP falou: "Vc vai de executivo ta?". Ta ne... Ja que vc insiste! hahaha
O voo foi otimo e foi a primeira vez que eu voei de classe executiva. Pela primeira vez tive um servico de bordo que nao incluia pao com manteiga enrolado num papel aluminio e uma bala de sobremesa. hahaha
O almoco foi servido em um pratinho bonitinho, e ate a xicara para tomar cafe depois do almoco era de verdade e nao de plastico. Pois bem, cheguei a lisboa e peguei um onibus para ir ao albergue, onde minha amiga estaria me esperando. O que me impressionou eh que o aeroporto de Lisboa eh dentro da cidade, nao eh como geralmente os aeroportos sao, completamente isolados, que vc tem que pegar estrada pra chegar, etc... em uns 25 minutos eu cheguei no albergue. O albergue era MUITO bem localizado, bem no centro de tudo, do lado da Praca do Comercio, pertissimo da Sé. Um detalhe engracado do albergue: a chave era como um relogio de pulso que vc encostava no sensor da porta para abrir! Uma otima forma de nao perder as chaves. Apesar de que, pensando bem, eu sou a rainha de perder relogios... hahaha
Fiz o check in, encontrei minha amiga e fomos passear.







Pegamos um onibus turistico que deu umas voltas pela cidade e saltamos na Torre de Belem que, tenho que admitir, eh de tirar o folego! Fica na beira do mar, o sol tava se pondo, era lindo demais!


Foto em homenagem ao meu papis!!!!!

A Torre de Belem

De la fomos andando e passamos em frente ao Mosteiro de Sao Jeronimo!! To sem fotos dele aqui, mas posto amanha!! Depois fomos comer Pastel de Belem no lugar mais famoso de Lisboa! Eh muito engracado, pq eh um lugar gigante, a fila eh quilometrica e la, vc ve que o objetivo nao eh sentar, conversar e comer um pastelzinho. O negocio eh comer o pastel, mesmo que seja em pé e sento socado e pisado pela multidao! hahaha vc via as pessoas comprando o pastel e indo prum canto comer, sem nem procurar um lugar para sentar.

De la pegamos um onibus e voltamos para perto do hostel, onde andamos bastante e OBVIAMENTE fizemos umas comprinhas. A diferença de preço entre Paris eh Lisboa eh gritante.
Voltamos para o hostel com o objetivo de trocar de roupa e sair para comer e ir para um barzinho ou boate. Nao foi necessario. Esse hostel era muito legal, pq tinha uma area cheia de mesas e cadeiras onde eles servem jantar de uma forma super descontraida, num estilo barzinho, com um telao passando clipes de musica, luz baixa, etc. Eles tem tbm varios pufes, e inclusive uma cama perto do telao onde vc pode deitar e relaxar! O clima era otimo, tinha muita gente, tava super cheio! As 23h eles servem uma dose de bebida de graça e todo mundo faz um brinde e bebe junto! Muito legal!!


Acabou que jantamos la e ficamos por ali ate de madrugada quando voltamos para o quarto.  Tomei banho e fomos dormir. No meio da noite acordei com muito frio! Acontece que, sabe-se la porque, a luz acabou nos 2 ultimos andares do hostel e nos estavamos no ultimo. O aquecimento nao funcionava e estavamos sem luz. Foi uma merda. Levantei, peguei todos os meus casacos e, por menos higienico que isso seja, dormi de casaco e, ainda assim, com frio. A noite foi a unica coisa ruim dessa viagem.
Acordamos, tomamos cafe e iamos a Cascais, onde tem uma paisagem mediterranea que dizem que eh lindo. Mas para nossa decepcao, o tempo tava horrivel, chovendo e ventando muito! Como o ponto forte de cascais sao as praias, desistimos e fomos ao Castelo de Sao Jorge. Pegamos um bondinho eletrico (la as linhas de onibus tem tb bondes) e subimos. O caminho para la eh uma graca. Quando chegamos la em cima, chovia e ventava tanto que nao conseguimos chegar perto da beira para ver a vista de Lisboa. Entramos na parte que tem um museu (nao achei muita graca desse museu... Tipo, tinha uns ossos de animais que, quando fui ver, eram ossos de bois e cavalos da epoca de "nascimento" de Lisboa. Tudo bem que sao ossos velhos, mas cacete, sao bois e cavalos, nao dinossauros... desculpa se nao tenho cultura! hahaha).
Como ainda chovia muito, sentamos num cafe que tinha ali e ficamos um tempao conversando. Quando saimos a chuva tinha parado e conseguimos admirar a vista. Valeu a pena esperar.






Saimos de la e fomos almoçar. Acabamos num restaurante chamado A Brasileira! hahaha Saimos de la andando pela costa e a paisagem de Lisboa eh impressionante. Eu to com poucas fotos aqui pq to postando da LOreal mas amanha eu posto mais e mais fotos para vcs verem! Eh lindo!!!










Depois voltamos para o albergue, pegamos as malas e fomos para o aeroporto. O tempo melhorou e o voo foi perfeito, sem nem uma unica turbulencia. Por outro lado, apesar de nao ter tido turbulencia, uma coisa manchou nosso voo: O José Dirceu tava no mesmo aviao que a gente. hahahahaha

Chegamos a Paris e resolvemos pegar um taxi ao inves de trem. Eu tava cansada e os metros de Paris nao favorecem pessoas com malas. A Isadora, minha amiga, tava com uma mala enorme.
Para fechar a viagem com chave de ouro: O taxista foi muito gente boa! O primeiro e unico taxista gente boa de Paris, que depois fui descobrir que obviamente nao era frances, era do Senegal. Ta explicado!
Pois bem, ele elogiou meu frances!!!! Falei que tava morando aqui e ele falou que meu frances eh mto bom!! Uhuuuuul!!! =))

Algumas impressoes da viagem:

- O sotaque portugues eh uma graça.
- Fiquei impressionada com a influencia que o Brasil tem em Portugal. Vc ouve musica brasileira o tempo inteiro, tem muito brasileiro trabalhando la, o Brasil eh citado e lembrado o tempo todo! Ate mesmo no aviao de Paris para Lisboa eu tava lendo uma revista com varias reportagens sobre o Brasil e inclusiva uma lista das musicas brasileiras mais tocadas em Portugal! Estavamos sentadas num cafe e passou um cara cantando uma musica muito velha do So Pra Contrariar! hahaha Pra quem nao sabe, eh um grupo de pagode. Ouvimos Ivete Sangalo, Cassia Eller, Funk, Samba, tudo! A bandeira do brasil eh estampada em varios souvenirs, as pessoas la nos conhecem muito mais e muito melhor do que nos conhecemos os Portugueses.
- A cidade lembra muito Salvador em alguns pontos (nunca estive em Salvador, mas eh foi a impressao que eu tive)

Enfim, a viagem foi maravilhosa e foi uma forma perfeita de fechar esses 6 meses!

8 comentários:

  1. Lindas fotos!!!!
    O lugar é realmente muito bonito.
    É interessante que os portugueses copiaram na Baia de Guanabara o mesmo tipo de defesa que construíram em Lisboa.
    A Torre de Belém é um forte localizado no estuário do Rio Tejo que tentava fornecer proteção contra invasões de países inimigos ou piratas.
    Existe outra fortaleza do outro lado do rio a Fortaleza de São Sebastião da Caparica que fornecia a possibilidade de “fogo cruzado” contra navios inimigos que tentassem invadir Lisboa.
    No Rio eles fizeram o mesmo esquema com o Forte de São João (Urca) Forte de Lajes, no meio da barra da baía, e a Fortaleza de Santa Cruz em Niterói.

    ResponderExcluir
  2. Eu sabia que voce ia adorar Lisboa. Eu ja estive la muitas vezes e alem da boa receptividade e gentileza dos portugueses, a cidade é linda, limpa e ha muita coisa interessante para se ver. As fotos que voce postou são lindas e fico no aguardo das outras por vir.
    Bjs,
    Tia Ruth

    ResponderExcluir
  3. Bem, em primeiro lugar, viva!!!! para a cultura de Carlos Mauro, adorei, mas não me espantou tá! Só para completar, a Torre de Belem foi o local de onde partiram os navios ou Galés para a viagem do descobrimento do Brasil. Bem, agora tenho que dizer que realmente foi uma viagem linda e que deve ter valido muito a pena. Primeiro gostaria que me explicasse porque eles te colocaram de classe executiva, será que é por ser brasileira? Segundo, Lugares encantadores e que tb tem uma história de reconstrução da cidade após um grande terremoto, mas isso é uma outra história. Estou muito feliz por você e sei que teremos que conversar, após sua chegada aqui, pelo menos por uma semana seguida. QUERO SABER DE TUDO, NOS SEUS MÍNIMOS DETALHES, pode excluir os detalhes sórdidos (brincadeirinha tá! antes que pensem besteiras). Ah! e as fotos realmente estão ótimas, não vejo a hora de ver o resto (ficou esquisito heheheh). milhões, zilhões de beijos, saudades e claro TE AAAAMMMMMMOOOOOOOO MUITO.

    ResponderExcluir
  4. PS. o significado de Fanqueiro em Portugal é Comerciante de fazendas de algodão, linho etc. ou Aquele que faz obra de fancaria. (Claro que vi em um dicionário rsrsrs. Bjks Te amo

    ResponderExcluir
  5. Primeiro: fiquei com um leeeve ciúme, porque to acostumada a ser eu a pessoa que viaja com você, e dessa vez eu não estava aí.
    Segundo: amei demais!
    Terceiro: adorei a rua dos "funkeiros" hauhauhauhauhauhauh

    E toda vez que você fala da sua despedida de Paris, me dá vontade de chorar, é emocionante. Sei que pra você é muito mais!
    Mas o choro muda pra sorriso só de pensar que daqui a 5 dias vou estar com você, e dessa vez sem despedidas por um bom tempo.
    Te amo demais! Você é tudo pra mim, sabe disso.

    ResponderExcluir
  6. Nossa que lindo! Quero muito ir para Portugal agora ahahahaha =)
    Relamente tenho que concordar com a Mah rua dos funkeiros foi o mlehor hahaha
    to com saudade demais de você Rê !
    te amo muitoo mesmo ! <3

    ResponderExcluir
  7. Minha filha,
    Não sabia que a sua situação estava tão difícil aí.
    Não dá pra comprar uma calça jeans nova, não?
    A sua tá toda rasgada!!!!

    ResponderExcluir
  8. Congratulations!!!!! Lindíssimas fotos de Lisboa, nunca tive vontade de conhecer, mas tiro o chapéu p/ a blza das fotos.
    Seu pai se antecipou e te zuou antes de mim...calça rasgada????????? Onde estão as belas marcas francesas? hehehe

    ResponderExcluir